dualismo - meaning and definition. What is dualismo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is dualismo - definition

CONCEPÇÃO FILOSÓFICA OU TEOLÓGICA DO MUNDO BASEADA NA PRESENÇA DE DOIS PRINCÍPIOS OU DUAS SUBSTÂNCIAS OU DUAS REALIDADES OPOSTAS E INCONCILIÁVEIS
Dualidade; Dualista; Dualismo cartesiano

Dualismo         
m.
Sistema religioso ou philosóphico, que admitte a coexistencia de dois princípios eternos, necessários e oppostos.
Antiga theoria chímica, que suppunha todos os corpos formados de um elemento electro-negativo.
(De dual)
dualismo         
sm (dual+ismo)
1 Filos Teoria de que tudo o que existe se baseia em dois princípios ou substâncias primordiais, opostos, não originados um do outro, como: unidade e multiplicidade, Deus e mundo, espírito e matéria, corpo e alma.
2 Rel Doutrina religiosa que concebe o mundo na coexistência de dois poderes ou princípios, como trevas e luz (Pérsia); masculino e feminino (China); santo e profano (todas as religiões).
3 Quím ant Teoria de que todos os compostos químicos definidos eram binários e consistiam em dois constituintes distintos, simples ou complexos, com propriedades elétricas opostas.
4 Reunião de dois estados autônomos sob a mesma autoridade.
5 Divisão do poder legislativo em dois órgãos; no Brasil: Senado e Câmara dos Deputados
Antôn (acepção 1): monismo.
Dualismo         
thumb|direita|Ilustração do dualismo de [[René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal no cérebro e depois ao espírito imaterial.]]

Wikipedia

Dualismo

Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo baseada na presença de dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação. É dualista por excelência qualquer explicação metafísica do universo que suponha a existência de dois princípios ou realidades não subordináveis e irredutíveis entre si.

Em filosofia, o dualismo opõe-se às várias formas de monismo, dentre as quais o fisicalismo e o fenomenismo. Refere-se à relação matéria-espírito, fundada sobre a afirmação de que os fenômenos mentais são exteriores ao mundo físico.